“Paulo Freire: cidadão do Recife, educador do mundo”.
Esse foi o tema escolhido pela Rede Municipal de Ensino do Recife para o ano letivo de 2011. Se estivesse vivo, Paulo Freire. completaria 90 anos em setembro.
Pequena Biografia
Nasceu em Recife em 1921. É considerado um dos maiores educadores da atualidade e respeitado mundialmente.
Foi alfabetizado por sua mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa em que vivia com sua família e já na adolescência, desenvolveu um grande interesse pela língua portuguesa.
Logo cedo experimentou as dificuldades de sobrevivência das classes populares, pois vivenciou a pobreza e a fome na infância. Essa experiência fez nascer nele a preocupação com os mais pobres e o ajudou a construir seu revolucionário método de alfabetização.
Aos 22 anos de idade, iniciou na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa com quem tive cinco filhos. Após sua morte, casou novamente com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.
Suas primeiras experiências aconteceram no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensiou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, com um método inovador de alfabetização.
Seu objetivo era propor uma educação para o trabalhador, onde a alfabetização destes estivesse diretamente relacionada ao seu cotidiano.
A metodologia que desenvolveu foi muito utilizada no Brasil em campanhas de alfabetização e, por isso, Paulo Freire foi acusado de subverter a ordem instituída.
Participou ativamente do Movimento de Cultura Popular do Recife tendo suas atividades interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão.
Foi preso , acusado de ser comunista, nessa época, foi considerado um inimigo de Deus e da Pátria, um bandido terrível.
Foram 16 anos de exílio, dolorosos, mas também muito produtivos. Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, ele detalha seu método de alfabetização de adultos. Retorna ao Brasil no ano de 1979.
Paulo Freire foi reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, e ser cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior.
Por seu empenho em ensinar aos mais pobres, torno-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
Hoje, continua sendo uma grande referencia da educação emancipadora e é o educador que melhor formulou uma pedagogia dos silenciados e da responsabilidade social, dos oprimidos e dos não oprimidos.
Paulo Freire está hoje mais vivo e mais presente que nunca entre todos aqueles que fazem educação popular; suas ideias continuam atuais, pois permitem constante recriação. Seu método fez acreditar na vida e na possibilidade de mudança, nada adianta dizer que aprender é apenas conhecer letras e símbolos, aprender é muito mais.
Muito obrigado Paulo Freire por ter lutado por um Brasil melhor e por nos mostrar que outra educação é possível.
Profª Cristiane Martins